Ubatuba



Ubatuba a 229km de São Paulo, é uma sucessão de baías e enseadas com mais de 70 praias. Trilhas nas montanhas levam a Cachoeiras. Movimentada, recebe cerca de 500 mil pessoas na temporada. Em suas praias há desde ondas fortes (Itamambuca) até águas calmas (Lagoinha). Possui trechos preservados de Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Mar.

Praias:

Praia Grande: perto do  centro, é uma das mais freqüentadas. Areia branca com árvores na orla. Os surfistas preferem o canto esquerdo.

Praia da Enseada: águas claras e boas para esportes náuticos.

Saco da Ribeira: porto natural, onde atracam as escunas que percorrem o roteiro das ilhas Anchieta, das Couves e outras.

Praia Sununga: tem mar agitado, perigoso para banho, com correnteza e buracos, atraindo praticantes de surfe e bodyboard. Uma atração especial é a Gruta que Chora, no canto esquerdo da praia.

Praia do Lázaro: bairro residencial. É um porto seguro para barcos pequenos e grandes. Mar calmo e tem boa sombra perto da areia plana.

Praia Domingos Dias: tem 400 m de areia inclinada e solta, águas límpidas e tranqüilas, enormes pedras nas laterais. Possui casas escondidas pela vegetação. A portaria do condomínio pode causar constrangimento, mas a entrada é livre. Acesso por corredor a partir do canto da Praia do Lázaro.

Barra e Dura: boas para banho e esportes náuticos, já que as águas são calmas e rasas. Um condomínio ocupa o lugar de fazenda do sécúlo XVII com histórias de ouro e de escravos.

Praia Brava do Sul: pequena e primitiva, é estreita e tem areia fofa, grossa e cheia de conchas. No costão as pedras formam uma piscina natural.

Praia de Maranduba: extensa praia de tombo, estreita e urbanizada, no fundo da Enseada do Mar Virado. Na maré alta, a faixa de areia praticamente desaparece, em alguns trechos do lado direito. À esquerda (Praia do Sapé) há ponto de surfe e pesca, com molinetes fixados na areia ondulada.

Praias de Camburi e Brava: são áreas de preservação. A primeira é deserta e selvagem. A segunda é habitada por pescadores que convivem em paz com os surfistas. Fica a 30 minutos de caminhada a partir da Praia de Camburi. Uma cachoeira na estrada é parada obrigatória. Da Praia de Camburi sai uma trilha que vai até a Praia do Cachaço em Parati.

Praia de Picinguaba: colônia tradicional de pescadores em frente a um remanso de águas verdes e piscosas. A vila tem casas, opções de passeio (trilhas, pesca e mergulho) e banho na praia ou nas ilhas próximas.

Praia Itamambuca: famosa no circuito de surfe por causa das ondas constantes. Em julho são realizadas etapas dos circuitos nacionais e mundial. Praia extensa e de areias claras, que reúne jovens durante todo o ano.

© 2008 Trindade & Gonçalves - Produzido por Conceitual